Bruxa, Mago, Feiticeira é tudo igual?

Esta realmente mais uma questão de semântica e na verdade não me importa muito, pois eu sei muito bem onde se encontra minha prática.

Mas esta pergunta sempre é feita, principalmente aquele iniciantes, ou por curiosos mesmo.
Afinal, existe alguma diferença entre Bruxa, Magos e Feiticeiras?

A primeira vista é comum achar que os Magos são homens e Bruxas são mulheres e são a mesma coisa, isto é, praticam magia. Ou ainda que Feiticeira só faz magia do bem e Bruxas só do mal.

E assim vai um monte de conceitos que pouco importam sua definição.
Na prática todos os três possui um ponto em comum, acreditar na magia.
Mas pesquisando um pouco, mais no sentido de organizar os conceitos, cheguei na seguinte definição:

Magos e Magas: Estão ligados a conexões que utilizam forças cósmicas, acreditam que tudo está ligado no universo e por sua vez, pode ser utilizado sua energia na produção de um propósito desejado. Para um Mago, tudo é energia e pode ser convertida e manipulada. Sua prática dedica-se a disciplinas que tem por objetivo estudar e manipular as forças do cosmos: Astrologia, Horoscópio, Alquimia, Metafisica, Magia de manipulação temporal e espacial. Um Mago não possui a crença em Deuses e Espíritos propriamente dito, mas acreditam que possa ser utilizado forças de outras dimensões e universos.

Bruxas e Bruxos: Estão ligados a conexões profundas com a Natureza. Possuem uma grande crença espiritual, cultua o Sagrado Feminino e o sagrado Masculino como faces e aspectos de um ser divino superior. Também acreditam em espíritos da natureza, elementais, guardiões e seres sobrenaturais que abitam um plano Astral. Possuem a percepção da existência de três planos distintos, o plano Astral, Material e Mental. Procuram o autoconhecimento e a conexão profunda com o meio onde vivem, preferindo uma vida simples e dedicada a contemplação da natureza. Sua prática dedica-se a disciplinas naturais para manipular forças energéticas para atingir o objetivo esperado: Herbologia, Métodos de Adivinhação Naturais (Runas, Litomancia, Quiromancia), Cristais, Rituais, Encantamentos, Poções. Materiais utilizados são Naturais: Ervas, Pedras, Ossos, Varas de Madeira, Utensílios domésticos.

Feiticeiras e Feiticeiros: Estão ligados diretamente a magia, não importando a maneia de conseguir a anergia necessária para produzi-la. Uma Feiticeira acredita que tudo possui um espírito e desta forma sua anergia pode ser utilizada. Não acreditam em Deuses, ou espíritos naturais, apenas acreditam nos espíritos, sejam estes de coisas vivas ou que já morreram. Sua prática dedica-se a disciplinas que utilizam materiais mais manufaturados: Magia de invocação de espíritos, Adivinhação Moderna (Taro, Numismática...), Tábua de Ouija, Cartas Psicografadas. Materiais Utilizados são mais manufaturados: Imãs, Metais, Papel, Espadas, Adagas.

Embora a utilização de uma determinada prática não pode limitar ou definir que um praticante não seja considerado um Bruxo. Ou seja, se uma Bruxa prefere utilizar como método de Adivinhação o Taro não faz dela uma Feiticeira. Acredito ser o conjunto de características que a define.

Mas como já tinha comentado, tudo não passa de conceitos e definições que pouco importam para os Praticantes de Magia. Os fanáticos que gostam de afirmar que pertencem a um determinado grupo quando contrariado não mudará sua prática e crença original devido a definição. Afinal o ponto principal é acreditar na Mágia.

Mago

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Contos, Lendas e Orações Wicca

Ogham - O alfabeto das Árvores Druida

Herbologia - Trevo de Quatro Folhas