Herbologia - Alecrim

"Alecrim, Alecrim dourado que nasceu no campo sem ser semeado...
Foi meu amor que me disse assim que a flor do campo é o Alecrim..."

Conheço esta canção popular que tem origem na bruxaria que fala tudo sobre o Alecrim.

Esta erva é muito conhecida por possuir um agradável aroma é utilizada em temperos, principalmente em pratos de assado.

Talvez seja a erva mais utilizada pelos praticantes. É uma erva do elemento AR, utilizada principalmente para Banimento, purificação, problemas emocionais, depressão, revigora as energias positivas.

Em poções muitas vezes é utilizado para banir a energia indesejada nos ingredientes e potencializar as energias desejadas, fazendo que tudo seja focado no objetivo.

É naturalmente uma erva muito sensível as energias do ambiente, embora pareça que seja rústica, quando o ambiente entra em desequilíbrio, em desarmonia, costuma secar seus galhos, chegando muitas vezes a morrer. Isto significa ser necessário realizar uma limpeza de energias urgênte, tanto no ambiente como em todos que moram no lugar.

Desta forma é uma das plantas mais orientadas a se terem em casa (alem de Espada de São Jorge, Comigo ninguém pode). Como é uma planta que não é toxica, dou preferência ao invés das outras, que se forem ingeridas por crianças ou animais, pode causar até a morte.

Banho de Alecrim e muito bom para tratamento de problemas emocionais: Basta 3 litros de água mineral e 5 ramos de alecrim. Aqueça a água (não ferver) e a retire do fogo, coloque os galhos e deixe por uma hora com tampa. Após tomar seu banho de higiene normal e sem se secar derrame o preparo dos pés a cabeça. Pode-se repetir o banho de 15 em 15 dias.

Tomar o chá de Alecrim ajuda na manutenção digestiva, reduzindo gases, diminuindo a azia e sensação de peso no estomago. Tem propriedades antiespasmódicas e caminativas.     

Para cultivar basta enterrar um galho forte contendo folhas adultas e com brotação, aproximadamente dois palmos, em terra de jardim, deixar pegar o sol pelo menos durante uma parte do dia, regar com três vezes por semana. Aconselho sempre retirar o galho em período de Lua Cheia em que a seiva da planta está concentrada em seu caule além de pedir licença para a planta matriz.

Se suas folhas em formato de agulhas forem muito grandes e cor verde mais claro, sinal que está pegando muita sombra e recebendo muita água. Se forem menor de cor verde musgo (mais escura) sinal que está em ambiente adequado de sol e água.


Herbologia - Alecrim

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Contos, Lendas e Orações Wicca

Ogham - O alfabeto das Árvores Druida

Herbologia - Trevo de Quatro Folhas