Livros Sagrados - Livro Guia

Na Wicca, não existe livros sagrados que servem como guia e regras fixas e rígidas. Na Wicca seu livro guia é escrito por você mesmo, a punho, a mão, pois é seu o livre arbítrio de decidir o que aprender.

Cada Wiccano possui seu próprio manuscrito guia contendo todo seu conhecimento aprendido. Por este motivo alguém somente pode ser iniciado na Wicca após um ano de estudo, onde tem tempo de iniciar o seu livro guia.

Durante a "Caça as Bruxas" estes livros foram chamados de "Livros das Sombras", onde estava contido todo o conhecimento do Bruxo. Até que a segunda parte em diante tem sentido, pois este livro deve conter tudo que o Bruxo aprendeu, mas não tem nada a ver com Sombras, Negativo ou Maléfico.

Para o livro pode-se utilizar um caderno de capa dura de preferência sem linhas (as linhas tiram o livre arbítrio), é bom possuir um caderno bem grosso pois sua aprendizagem no Wicca só acaba com sua morte. Sempre utilizar materiais naturais, então o livro deve ser escrito a lápis, suas folhas devem ser de papel simples, sua capa no máximo de papelão, muitos utilizam couro cru. O livro deve ser simples mas durável, pois estará com você sua vida toda.

Esta obra não quer servir de seu livro guia, todo conhecimento deve ser passado de um Wiccano para outro, aqui estou eu como seguidor passando para você o conhecimento, cabe a você estudar e realizar sua iniciação. Por que, "assim me foi revelado e agora passo para você".

Na primeira página do seu livro você deve fazer ao centro o símbolo do pentagrama (explicado mais a diante o significado).

Na segunda folha, ao centro você escreverá seu nome Wiccano. Para isto escolha uma palavra que tenha um grande significado em sua vida, vou dar um exemplo, digamos que a palavra escolhida seja Felicidade, seu primeiro nome Wiccano será a palavra Felicidade escrita de traz para frente, então será, Edadicilef. Esta tradição vem da época em que se caçavam os Bruxos, se escrevia de traz para frente em sinal de rebeldia e ao mesmo tempo de perseverança no caminho.

Seu segundo nome será um dos quatro elementos naturais (Ar, Terra, Água, Fogo), o que mais lhe é próximo, muitas vezes nem você sabe dizer o porque. Escolha seu elemento principal e escreva também de traz para frente, digamos que o escolhido foi Água, o segundo nome então será Augá.

Seu nome Wiccano será Edadicilef Augá. Este nome você escreve ao centro da segunda página.

Após pode-se iniciar suas anotações, sugiro começar com a definição sua para Wiccanismo, depois sua definição para Deus Criador e Deusa Trina, tente explicar o que eles representam, desenhe seus símbolos. Deixe algumas folhas em branco depois, para serem escritas a medida que você vai evoluindo na aprendizagem sobre o Wicca.

Depois disto você pode anotar do seu modo, a forma de realizar cada ritual, cuidados, preparo, mantras. Deixe sempre uma ou duas folhas de em branco para futuras anotações.

Na sequencia dos rituais, pode-se falar dos símbolos e amuletos, depois anotar as poções que serão utilizadas e válidas para você (por isto em cada seção é bom deixar muitas folhas em branco, para serem escritas a medida que forem sendo aprendidas), depois pode-se colocar a descrição do método de adivinhação de sua preferência, o oráculo de interpretação deste método, deixar espaço para anotações sobre interpretações feitas, previsões e conferência do acontecido.

Por ultimo pode-se deixar uma seção para ser colocado seus pensamentos, sonhos, sua aprendizagem com a prática, histórias que você passou, contos que escutou e que sirvam para consultas futuras, também mantras criados por você para lhe apoiar no caminho.

Cada livro é único, você utilizará o que escreveu durante o seu ritual de iniciação, escrevendo a data de quando foi feito, na segunda folha abaixo de seu nome. Esta data será comemorada como um renascimento, como uma nova data de aniversário através de rituais de agradecimento.

Sugiro ser iniciado durante um equinócio do elemento que escolheu como segundo nome.

Em sua morte o livro deve ser enterrado com você, na terra pura. Alguns grupos preferem possuir um livro único para todos, mas esta prática difere muito do princípio Wiccano do livre arbítrio, desta forma, acredito não ser uma boa prática.

Tudo que você aprende deve ser repassado por outro Wiccano com mais experiência, foi deste motivo que foi criado pelo mundo que cada Bruxo possui seu aprendiz ou popularmente o aprendiz do feiticeiro.




Manuscrito Wicca

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Contos, Lendas e Orações Wicca

Ogham - O alfabeto das Árvores Druida

Herbologia - Trevo de Quatro Folhas